Dicas de especialistas

O ano de 2020 definitivamente obrigou muitas empresas e negócios a se digitalizar de algum modo. A mudança de comportamento do consumidor ficou evidente logo nos primeiros 3 meses do ano, como aponta a pesquisa sobre os Impactos do Coronavírus em 2020

Mas muito mais que apenas criar um site ou um perfil nas redes sociais, ter presença digital consiste em entregar conteúdo e informações relevantes para seus usuários ou personas.
À medida que seu negócio consegue ser visto digitalmente e também reconhecido como um lugar que entrega algo relevante para este determinado público é natural o volume de vendas também aumentar.
Para fortalecer a presença digital estabelecemos quatro pilares básicos e perguntamos a especialistas de cada uma das áreas dicas para começar e se organizar com eficiência.
Entre todos os pontos apontados pelos especialistas das áreas, vale destacar a importância da definição e entendimento de uma persona ou público-alvo. Percebe-se que esse ponto está presente nas quatro dicas de diferentes formas o que ressalta a importância de pesquisar e muitas vezes literalmente perguntar aos seus clientes usuários como melhor ajudá-los.

Produção Conteúdo

Quando se fala em presença digital no marketing digital a produção de conteúdo é o ponto principal e muitas vezes um grande desafio.
Mas eu gosto de lembrar que não é necessário ser a maior autoridade do assunto para começar, mas sim colocar um pouco da própria experiência. Isso torna o seu conteúdo diferente e único. Expor suas ideias e visão irá transformar o que você cria em algo exclusivo e isso gera valor.

O mais importante é ser útil e ajudar o público com aquele conteúdo. Responder a dor do teu cliente.

Autoridade digital não é falar bonito, mas se comunicar com quem é teu cliente e personas. E novamente, é importante lembrar que muitas vezes o que é básico para você, não necessariamente é básico ou óbivio para tua persona. É importante ter diferentes níveis de conteúdo e se comunicar com o seu público.

De verdade, pega tua persona pela mão e leva ela até a o estágio mais avançado junto com você através dos conteúdos e informações que você cria.

Ainda sobre personas, conteúdo bom é aquele que ajuda.

“O que é bom para o usuário, é bom para o Google”, afirmativa fortemente associada a SEO. Por isso falamos em produção de conteúdo inédito, de qualidade, consistente, com entrega de valor para os usuários. Mas só é possível fazer isso quando se entende muito bem quem é, ou são, as personas da sua marca e quais suas dores, ou seja: quais as soluções que elas procuram.

Você deve se perguntar, e perguntar para o seu público, que tipo de necessidade elas têm e que precisam ser atendidas? Se não superarmos a ideia de que vendemos apenas produtos e passarmos a entender que vendemos soluções, ficará difícil entregar valor e até mesmo reconhecer os próprios diferenciais.

Para quem quer produzir conteúdo para vendas on-line a estratégia não é diferente: produzir textos inéditos e que falem mais do que a respeito de atributos técnicos e descritivos de produtos.

Se o lojista focar em produzir conteúdo sobre como usar, quais os diferenciais e toda informação que agregue à usabilidade daquilo que vende, estará um passo à frente da maioria dos lojistas que infelizmente ainda cometem um erro comum de grande parte dos lojistas virtuais: copiar descritivos do fabricante ou copiar descritivos de outras lojas virtuais, normalmente dos grandes players do e-commerce.

Esses lojistas não são mal intencionados, apenas não sabem que o Google não indexa cópias de conteúdos, ou pensam que descrição de e-commerce é apenas relatar aspectos formais, dimensionais e técnicos dos itens à venda. Certamente esses dados todos devem constar na página do produto, mas é possível inovar e redigir de modo mais amigável para o consumidor.

Caso o lojista não conheça ferramentas e técnicas de SEO, deve sempre pensar: “como o usuário buscaria pelo meu produto ou serviço na internet”?.

Quanto mais esse empreendedor conseguir produzir um conteúdo que se aproxime desta busca de modo inédito e com autoridade, mais bem sucedido tende a ser. Além disso existem diversas ferramentas que ajudam a sugerir esses termos conhecidos como palavra-chave.

Voltando à questão de não falar apenas sobre o produto, mas sobre usabilidade e resolução de problemas, temos um case interessante aqui na Projetual: um cliente nosso lojista virtual de assentos sanitários teve excelentes resultados orgânicos quando produziu um vídeo bem curto e objetivo sobre “Como instalar assentos sanitários”. O vídeo merece créditos porque já tem 11 anos. Ou seja, quando pouco se falava disso (em 2009), esse cliente já entendia a importância de produzir conteúdo que agregasse valor ao cliente e não apenas se preocupasse em falar de si mesmo (enquanto marca) e tentando vender produtos.

Depois disso a estratégia evoluiu e o vídeo “Como escolher a tampa certa para seu vaso sanitário”, de 2 anos atrás, já tem mais de 440 mil visualizações orgânicas. Note, neste segundo caso, que apesar de comercialmente o cliente chamar seu produto de “assento sanitário”, o título do vídeo se refere a “tampa para vaso”. Isto porque é dessa forma que os consumidores mais buscam pelo produto na internet.

Acredito que esse seja um exemplo prático de todos os tópicos tratados aqui: autoridade é relevância; relevância é entregar valor; só se entrega valor quando se conhece muito bem sua persona. Procure gerar conteúdo amigável para o usuário e o que é bom para o usuário é bom para o Google.

  • Definição de público e personas
  • Definição de canais
  • Objetivos e metas
  • Benchmarking e estudo de mercado
  • Definição linha editorial / conteúdo
  • Segmentação geográfica

  • Cronograma
  • Análise de riscos
  • Orçamento
  • Indicadores de efetividade

Para realmente alcançar resultados efetivos nas redes sociais e construir um boa presença digital nesse meio é preciso muito mais do que contar com a sorte. Um bom perfil ou canal profissional tem muito planejamento para a postagem dos conteúdos.

Published On: junho 24th, 2020 / Categories: Digital Marketing, Estratégia Facebook, Marketing Google /

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