Escolha os canais adequados

O Facebook tem sua própria família de aplicativos e serviços, incluindo o próprio Facebook, o Instagram, o Messenger e a Rede de Audiência. Você pode usar duas opções para escolher seus canais:

canais automáticos: o sistema entrega seu anúncio nos canais em que ele apresenta melhor desempenho com base no seu orçamento e no conteúdo do seu anúncio;
canais personalizados:você define canais manualmente, o que pode reduzir o alcance da sua postagem, mas também pode economizar seu orçamento.
Qual opção você deve escolher? Depende do seu objetivo. Se deseja aumentar o conhecimento da sua marca, a primeira opção será uma ótima escolha.

Às vezes, porém, é eficaz definir canais manualmente, por exemplo, quando você deseja obter mais curtidas de página no Facebook. Sem mencionar que você pode segmentar públicos-alvo por tipo de dispositivo (computador, celular) e sistema operacional (iOS e Android).

Aprenda como fazer lances e alocar seu orçamento com eficiência

O ponto principal da eficácia de um anúncio não é o número de curtidas ou compartilhamentos, mas sim o retorno sobre seu investimento. Qual o custo por cada conversão? Esse valor está dentro dos seus limites de marketing?

Uma boa dica é não alocar grandes investimentos até obter essas respostas. Faça testes com pequenos valores. Infelizmente, não existe uma fórmula de sucesso, você precisa analisar, aprender e otimizar suas campanhas para obter resultados.

Use diferentes formatos de anúncio

Cuidado para não focar apenas nas configurações das campanhas, explore também outros formatos em texto, imagem e vídeo. Experimentos dão frutos, mas, naturalmente, as imagens e os vídeos são mais atrativos e dão mais resultados.

Para vídeos, os primeiros segundos são os mais importantes, faça o possível para prender a atenção do usuário e passar sua mensagem rapidamente. Não se esqueça também de usar um CTA (chamada para ação) claro para todos os formatos.

Publique no momento certo

Programe suas publicações para um horário específico. Grandes empresas praticam essa estratégia. O truque é encontrar um alcance perfeito, para isso, faça testes com sua audiência para descobrir qual o melhor horário.

Você pode ficar surpreso com a diferença no engajamento. Talvez seu público esteja no Facebook durante o almoço, mas suas postagens só aparecem à noite.

Apenas a prática e o profundo estudo da sua audiência pode garantir a fidelização de clientes com sua estratégia de anúncios.

Como monitorar os resultados?

Então, publicamos nossa primeira campanha. E agora? Como já mencionamos, precisamos esperar um pouco para permitir que alguns resultados aconteçam, mas logo após a publicação você pode acompanhar alguns dados.

Veja o que está funcionando e aplique os novos insights aos anúncios existentes. Use os dados para aprimorar seu planejamento futuro. Não importa o quão incrível é sua campanha, você precisa monitorar para verificar o desempenho e a hora de atualizá-la.

A maneira mais fácil de analisar o desempenho da sua campanha é usar o Gerenciador de Anúncios. Não se esqueça de definir o período correto ao verificar seus relatórios. Você também pode comparar dois períodos diferentes para ver como o desempenho da sua campanha mudou ao longo do tempo.

Um período mais longo pode alterar todas as suas métricas e dificultar a compreensão do desempenho recente. Manter um histórico é importante, mas saiba que as mudanças são rápidas, o algoritmo sofre alterações constantes, e considerar dados de 6 meses atrás pode não ser eficiente.

Ao olhar para a guia “Campanhas” no Gerenciador de Anúncios, você observará a tabela de relatórios com métricas diferentes, como:

  • custo por clique e conversão;
  • impressões;
  • orçamento e prazo;

  • valor total gasto;
  • cliques no link.

Nessa tela, você pode obter uma visão geral do desempenho de todas as suas campanhas. O melhor dessa página é que o Facebook exibe automaticamente os dados mais úteis para cada publicação. Você também pode pausar e editar um anúncio a qualquer momento.

Procure sempre utilizar um computador para modificações e análises, o aplicativo é bom para ações rápidas, mas pode limitar bastante a navegação.

Agora que você já conhece todas as oportunidades que o Facebook Ads proporciona, como criar uma nova campanha, configurar o criativo certo, segmentar o público-alvo e analisar o desempenho, pode começar com segurança seus trabalhos de marketing. Mas lembre-se de que, na publicidade digital, não há verdades absolutas. Sempre teste suas teorias e continue a se conectar com seu público-alvo.

Published On: junho 23rd, 2020 / Categories: Estratégia Facebook, Social Media /

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