O que fazer em relação a marca e as campanhas em meio a crise?

Poucas são as marcas que estão preparadas para enfrentar uma crise como a da Covid-19. Infelizmente é comum que as empresas não saibam como promover suas marcas e construir campanhas nesse momento. No entanto é necessário criar uma estratégia humanitária e focada na saúde da população durante esse período. Vender é sim muito importante para qualquer empresa, porém o foco nas vendas não pode ser prioridade agora, principalmente em relação às grandes corporações.

A seguir selecionamos dicas práticas que irão ajudar a criar estratégias de marketing em tempos de crise:

Se importe com a situação.

o consumidor precisa saber que as marcas estão cientes e preocupadas com a pandemia. Por isso é essencial que as empresas mostrem que se importam com a saúde pública, através de campanhas que posicionam a marca e que levam informações úteis e relevantes para toda a população, como por exemplo: dicas de cuidados para evitar a transmissão do vírus.

Seja proativo na comunicação da marca: agora é necessário ser proativo, principalmente em relação a comunicação da marca. As empresas não podem esperar que o consumidor pergunte, pois devem comunicar com rapidez e antecedência como será o seu funcionamento e distribuição. Utilizando diferentes plataformas, como e-mail, redes sociais, SMS, Push e outras.

Ofereça confiança e soluções:

a credibilidade de uma marca é o seu bem mais precioso, por conta disso é muito importante oferecer essa confiança a partir de soluções em relação ao seu produto ou serviço. Se for possível vendê-lo online e enviá-lo via correio é fundamental que esse processo seja otimizado e fortalecido. Muitas vezes pequenos ajustes no produto ou na distribuição fazem muita diferença na hora da venda.

Inspire o público: a pandemia traz a oportunidade de inspirar a sua audiência através de ações e projetos focados na população. Doações, campanhas de arrecadação de alimentos e projetos de assistência aos mais vulneráveis são atitudes valorizadas durante a crise. Agora todas as marcas estão sendo convocadas a se envolver para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

Revise sua comunicação nos diferentes canais: a comunicação integrada e unificada nos diferentes canais da marca são de extrema importância. Nesse contexto, não esqueça de revisar toda a sua comunicação para evitar ruídos ou informações cruzadas.

Capacite a sua equipe para os momentos de crise.

Lidar com a crise não é uma tarefa fácil, pois é necessário ter uma equipe extremamente preparada e treinada. No entanto, o planejamento é a palavra-chave para garantir que as empresas se mantenham fortes. Muitas vezes em pandemias será necessário o trabalho remoto dos funcionários, portanto a empresa precisa criar e organizar processos que possam ser realizados à distância. Atualmente, as empresas que sempre fizeram home office continuaram suas atividades com poucos problemas, já que tinham desenvolvido métodos próprios e eficazes.

Outra dica é trazer informações importantes através de treinamentos periódicos que abordam assuntos como saúde, segurança e crises. Lembrando que as empresas precisam ter uma equipe interdisciplinar com especialistas em relações públicas, redes sociais, gestão financeira, etc.

  • Gestão do Google

  • Gestão de Instagram

  • Gestão de Facebook

  • Produção de Conteúdo

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Published On: junho 23rd, 2020 / Categories: Estratégia Facebook, Marketing Google /

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